Análise cromática (método sazonal expandido)

A análise cromática pessoal teve inicio com os estudos do pintor, professor e escritor suíço associado à escola Bauhaus na Alemanha. Em suas pesquisas aprimorou as teorias de Isaac Newton e desenvolveu o disco de cores, que ainda hoje permite descobrir combinações harmoniosas entre cores.

A roda de cores desenvolvida por Johannes Itten é baseada no espectro visível e formada por 12 cores, entre elas as chamadas cores primárias – azul vermelho e amarelo — que são muito próximas às cores primárias da teoria subtractiva — e, além disso, são usadas como cores primárias por pintores e artistas em geral. Ao fazerem os seus estudos de cores, seus alunos acabavam escolhendo tons que coincidentemente eram muito harmoniosos com os seus prórpios tons naturais (de pele, cabelo, olhos…). Alunos com cabelos escuros, com olhos em cores intensas, com vivacidade na pele, acabavam escolhendo cores vivas, contrastantes, puras. Alunos com cabelos mais claros, olhos mais apagados, pele opaca, acabavam escolhendo cores mais suaves, delicadas. Eles perceberam que as pessoas gostavam de se cercar daquilo que criava harmonia com elas, fossem em cores, formas e sons.

Cada pessoa é uma estação do ano, de acordo com o método da análise de coloração pessoal. Primavera: cores claras, brilhantes, alegres e luminosas, Verão: cores suaves, acinzentadas e sutis, Outono: cores quentes, profundas e terrosas, Inverno: cores puras, intensas e dramáticas.

As cores são itens de estudos de vários tipos de profissionais. Elas estão presentes em todos os momentos da nossa vida. Tem o papel de colorir, harmonizar, indicar um estado de espírito entre tantas coisas.

Uma boa forma de tentar descobrir se você tem a pele fria ou quente é olhando o seu armário. Quem se sente mais bonita (com cara de saudável, radiante) usando pink, preto, tonalidades de azul e lilás pode ter a coloração mais fria, e quem se sente maravilhosa quando usa peças alaranjadas, douradas, salmão ou turquesa, pode ter a coloração mais quente.

Outra pista da temperatura da sua pele é a reação que ela tem ao sol: Quem tem a pele fria costuma ficar vermelha, enquanto as pessoas que têm a pele quente bronzeiam.

 

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Twitter
Pinterest
Instagram