Como combinar cores usando o círculo cromático

 Resolvi trazer aqui para vocês sugestões de como combinar cores, para que possa se inspirar na hora de compor seus looks, para você que trabalha com propagandas e outras áreas onde o design está presente. 

“Encontrar a combinação correta para as cores é uma das partes (e desafios) mais importantes que um criativo pode enfrentar. É através da combinação de cores que o job terá ou não harmonia. São elas que dizem se o trabalho tem energia, é mais sereno, um pouco mais dark ou voltado para a pegada clean.”

Vale lembrar que essas combinações de cores são utilizadas, também, em vários projetos que envolvam cores como: em decoração de interiores, propagandas e outras áreas onde o design está presente.

Geralmente, a regrinha básica são três cores para que não se corra tanto o risco de errar.

O círculo cromático te dá essa direção

d965eeb69ab8260f38e75d87500df3b3.jpg

GUIA DE COMBINAÇÃO DE CORES DE ROUPAS

O primeiro passo para entender sobre a combinação de cores de roupas é conhecer o círculo cromático. Ele é uma orientação para combinação de cores em diversas ocasiões, como escolha de acessórios, maquiagem e até decoração. E não seria diferente na escolha das cores de roupas, ele é realmente indispensável!

ENTENDENDO O CÍRCULO CROMÁTICO

Ele é formado de 12 cores, sendo 3 primárias (amarelo, azul e vermelho), 3 secundárias, que são  resultado da mistura de cores primárias (verde, laranja e violeta) e 3 terciárias, são obtidas através da mistura das cores primárias e secundárias. Além disso, também possui duas categorias de cores, as quentes (laranja, vermelho e amarelo) e frias (azul, verde e violeta).

COMBINACAO-DE-CORES-DE-ROUPAS-DICAS-BLOG-FEIRA-SHOP-BH-15.png

COMBINACAO-DE-CORES-DE-ROUPAS-DICAS-BLOG-FEIRA-SHOP-BH-16.png

COMBINAÇÃO DE CORES DE ROUPAS: COLOCANDO EM PRÁTICA…

Agora é hora de usar o círculo cromático de forma prática! Ele pode ser usado em combinações monocromáticas, análogas, complementares e tríades. Confira abaixo nossas dicas para suas produções.

LOOKS COM CORES MONOCROMÁTICAS

Na combinação monocromática de cores usamos somente uma matiz, variando somente saturação e luminosidade. Dá para brincar com diversas tonalidades em um look só, e também acrescentar uma peça em cor neutra, como branco, preto ou cinza. Essa combinação é fácil e deixa o look com ar fashionista, além disso, alonga a silhueta e emagrece.

9f1b5dd262866840947cc16e94a32e71.jpg

65443091b79b1f0cd4f3ed7ba93fd94d.jpg

9ec4f4b261f078b247c4f823fb977d3a.jpg

COMBINAÇÃO DE CORES ANÁLOGAS 

A combinação análogas  é feita através da junção de uma cor primária com outras duas vizinhas dela no círculo cromático. Use uma delas em destaque e as outras duas como coadjuvantes no look. Porém, tenha atenção ao misturar cores quentes e frias na mesma produção.

COMBINACAO-DE-CORES-DE-ROUPAS-DICAS-BLOG-FEIRA-SHOP-BH-18.jpg

COMBINACAO-DE-CORES-DE-ROUPAS-DICAS-BLOG-FEIRA-SHOP-BH-7.jpg

COMBINACAO-DE-CORES-DE-ROUPAS-DICAS-BLOG-FEIRA-SHOP-BH-13.jpg